DestaquesEconomiaMundo

Brics terá nova formação de países a partir de 2024

A Formação original da cúpula formada por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul, anunciou no dia 24 de agosto, a inclusão de novos países, são eles; Argentina, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes, que entram para fazer parte do projeto econômico de terem uma moeda em comum, diminuindo a sua dependência ao dólar.

O anúncio foi feito de forma oficial na declaração de Joanesburgo, no documento que rege o acordo da cúpula. O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, se pronunciou em suas redes sociais sobre a adesão de novos membros.

“A relevância do Brics, é confirmada pelo interesse crescente que outros países demonstram de adesão ao agrupamento. Como indicou o presidente Ramaphosa, é com satisfação que o Brasil dá as boas-vindas ao Brics à Arábia Saudita, à Argentina, ao Egito, aos Emirados Árabes Unidos, à Etiópia e ao Irã”.

A reunião dos membros que anunciou a adesão de novos países,  também serviu para estabelecer novos acordos referente aos objetivos do BRICs, os bancos centrais, ministérios da Economia e da Fazenda de cada país irão se reunir, para estudar de forma mais ampla o projeto da moeda única para os países da cúpula,  que busca facilitar as negociações entre os membros, e diminuir as fragilidades econômicas dos países em negociações internacionais, outro objetivo da reunião foi que o grupo siga persistindo para conseguir a reforma do governo global, principalmente Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Colaboração: Enzo Emmanuel Nascimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *