Pesquisas alertam sobre os riscos do agravamento das mudanças climáticas
Pesquisas sugerem que mudanças climáticas podem causar problemas não apenas na superfície. O aquecimento do planeta, os aumentos dos níveis de chuva e o derretimento das geleiras, contribui para o volume de nível do mar e outros perigos, como inundações, erosões, terremotos e erupções vulcânicas.
O relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), alerta que os últimos oito anos foram os mais quentes já registrados.
A Organização das Nações Unidas (ONU), aponta que o agravamento das mudanças climáticas trouxeram mais secas, inundações e ondas de calor, o aumento do nível do mar e o aquecimento dos oceanos em diversos lugares do mundo. As consequências são ameaçadoras para vida e para os meios de subsistência.
O clima na Terra está mudando frequentemente, em algumas áreas a escala de temperatura tem aumentado significativamente, além da crescente probabilidade de seca e incêndios.
Em outras áreas, está tornando chuvas e tempestades mais intensas ou acelerando o ritmo do derretimento das geleiras, que de 2000 a 2019 perderam cerca de 267 bilhões de toneladas de gelo por ano.
Partes da Europa e do Canadá estão sendo devastadas por queimadas, enquanto Pequim na China, registrou a chuva mais pesada dos últimos 140 anos.
Colaboração: Lauane Cristine