Enem 2024: Aberto o período para solicitar isenção da taxa de inscrição
Os interessados na gratuidade devem fazer o pedido ao Inep até o dia 26 de abril. Candidatos ausentes nos dois dias de prova do Enem em 2023 precisam justificar a falta para obter a isenção.
Os candidatos interessados em participar do Enem 2024 sem custo já podem pedir a isenção da taxa de inscrição. O Inep aceitará as solicitações até 26 de abril. Aqueles que integram o programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC), são elegíveis para a gratuidade.
O prazo também se aplica àqueles que precisam explicar a falta na edição de 2023. As datas e diretrizes estão estipuladas no edital, acessível no site do Inep. As solicitações devem ser realizadas pela Página do Participante, caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la seguindo as instruções da plataforma.
Têm direito à isenção do Enem:
Alunos matriculados na 3ª série do ensino médio em escola pública em 2024;
Indivíduos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em instituição privada;
Pessoas em condição de vulnerabilidade socioeconômica, com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).
Justificativa de ausência – Quem não compareceu aos dois dias de prova do Enem em 2023 deve explicar a ausência para se inscrever gratuitamente na edição de 2024.
Para facilitar na justificativa dos candidatos ausentes nos dois dias de provas, o mesmo pode anexar documentos que comprovem essa ausência, como Boletim de Ocorrência, Atestado Médico ou Certidão de Óbito.
Pé-de-Meia – O estudante da 3ª série do ensino médio de escola pública que participar dos dois dias de Enem 2024 (incluindo possíveis reaplicações) receberá um incentivo de R$ 200. Esse valor será depositado após a conclusão dessa etapa educacional na conta-poupança do aluno onde ele recebe outros incentivos do programa.