Flamengo e Vasco o “Clássico dos milhões”
Consideradas como as duas maiores torcidas do futebol carioca e a maior rivalidade do estado do Rio de Janeiro, Flamengo e Vasco da Gama protagonizam o que chamamos hoje de “Clássico dos Milhões.
Porém, o começo dessa rivalidade teve origem no Remo, porta de entrada para os clubes no meio do esporte, onde, ambos os clubes foram formados por um grupo de remadores no final do século XIX, até então, o esporte mais popular do país. De acordo com o site “O Gol”, nas regatas, rubro-negros e cruz-maltinos, tentavam conquistar a soberania na Guanabara. Quando o futebol se tornou o esporte mais popular da cidade, a rivalidade saiu das regatas e ganhou força nos campos.


100 anos do clássico dos milhões
Em 2023, Flamengo e Vasco completaram 100 anos do clássico dos milhões. Nos gramados, o primeiro jogo entre os clubes foi num domingo, no dia 29 de abril de 1923, pelo campeonato carioca.
Quem venceu o primeiro clássico foi o Vasco, Os Camisas Negras, como eram conhecidos, venceram por 3 a 1. Uma multidão se mobilizou para assistir à partida, porém, vale lembrar que na época não existia transmissão de rádio no Brasil, sendo a primeira transmissão ocorrendo 1 ano depois, em 1923, de acordo com o Gov.Br, durante a comemoração do centenário da Independência.

Conforme a obra Clube de Regatas Vasco da Gama Histórico (1898-1923), de José da Silva Rocha, decretou essa partida como o nascimento do “Jogo das Multidões” que posteriormente nas décadas seguintes, seria eternizado como o “Clássico dos milhões”.
Um dos componentes que aumentaram essa rivalidade no início se deu pelas diferenças entre os clubes. O Vasco tinha como base o povo, era um time de operários e com a ajuda de sua torcida conseguiu construir o seu estádio, o São Januário. Já o Flamengo, em 1927, ganhou uma eleição promovida pelo Jornal do Brasil, que elegeu o clube como “o mais querido do Brasil”, disputa essa que deu a Taça Salutaris ao rubro-negro carioca. Título esse que foi muito contestado pelos vascaínos, que reclamaram de irregularidades na votação.
O conflito entre os operários da Zona Norte e a elite da Zona Sul foi diminuindo à medida em que o clube da gávea foi se consolidando como o clube do povo, ganhando um ingrediente a mais no clássico.
100 anos de história e rivalidade
Em 100 anos de história e rivalidade, Flamengo e Vasco já representaram mais de 400 jogos, o mais importante deles e o único onde se enfrentaram em uma final nacional foi na Copa do Brasil de 2006, o clube da gávea venceu no placar agregado por 3 a 0.
Segundo o site 90 min, o confronto é o duelo que mais registrou públicos superiores a 100 mil pessoas na história do futebol, além de ter a maior média de públicos da história do campeonato brasileiro e ser um dos dezessete clássicos mais antigos do futebol brasileiro.
Essa rivalidade não se faz presente apenas no futebol, como também no basquete, natação, vôlei, judô, futebol de areia e futebol americano.
Portanto, Flamengo e Vasco, instituições centenárias, protagonizam há décadas uma das maiores rivalidades poliesportivas da história do Brasil.
Colaboração: Vinycius Lee

Excelente matéria, parabéns ao Vinycius Lee por trazer esse conteúdo de qualidade para nós
Excelente artigo! Parabéns ao autor.