Estados do Norte e Nordeste poderão ver o fenômeno eclipse solar anular em outubro
Começou a temporada do eclipse solar lunar, que acontecerá no dia 14 de outubro, segundo o calendário astronômico 2023. O Fenômeno poderá ser observado em todo o país, mas apenas as regiões Norte e Nordeste poderão assistir com deslumbre o evento acontecer, já nos demais estados apenas verão o eclipse parcial.
Especialistas afirmam que caso você viva em uma das regiões em que o fenômeno esteja visível, é recomendável não olhar diretamente para o eclipse, uma vez que a força da luz solar pode queimar as células da sua retina, causando inclusive cegueira.
Veja os estados que terão a sorte de presenciar o eclipse bem visível: Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
Veja como ocorre um eclipse solar anular
Segundo informação do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), o eclipse solar anular se forma com o alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra. Ele acontece quando o satélite passa entre a estrela central do sistema solar e o planeta, fazendo com que o Sol seja visto como uma espécie de “anel de fogo brilhante”.
Assista ao eclipse solar alunar ao vivo
O Observatório Nacional do Brasil transmitirá ao vivo o eclipse solar para o mundo todo, a horário previsto a partir 11h30. Para assistir, basta acessar o canal oficial do órgão
(https://www.youtube.com/@observatorionacional/streams)
Vale lembrar que o último eclipse solar alunar ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível do Brasil.
Colaboração: Aline Beatriz