“Me sinto sufocada às vezes”: Moradores reclamam da fumaça constante em Manaus.
“Meu filho, eu sinto muito cansaço. A respiração tá difícil”, confessou a aposentada de 73 anos, Dona Maria Pereira, que sofre de problemas respiratórios, ao acordar nesta quinta-feira (12), e ver que a cidade estava coberta de fumaça.
Moradores de Manaus reclamam da qualidade do ar, e a dificuldade de realizar as atividades diárias. “Me sinto sufocada às vezes, dar dor de barriga e no estômago”, relatou a estudante Kcllenda Ferreira, de 21 anos.
“Espero que essa situação acabe logo antes que alguém chegue a morrer, ou algo do tipo, porque tá fazendo muito mal para a população”, reclama a estudante.
Na manhã desta quinta-feira, imagens mostram o Teatro Amazonas coberto de fumaça. Segundo a Defesa Civil, entre os dias 12 de julho e 9 de outubro combateram mais de 2000 focos de incêndio.
Para a Dona Maria Pereira, a fumaça em Manaus está relacionada às queimadas que são realizadas no interior do Amazonas. “Isso tem a ver com a ganância do homem, que está tocando fogo para fazer campos. É que não existe lei para punir essas pessoas “, admite.
Segundo a CNN Brasil, atualmente, o Amazonas conta com o apoio de quatro aeronaves para ajudar no combate dos incêndios. Fica um alerta à população para que utilize máscara ao ar livre e mantenha-se hidratado bebendo bastante água.
Colaboração: Pedro Lucas.