DestaquesGeralMundoSaúde

Você sabia que Bob Marley morreu em decorrência de um câncer na unha?

Bob Marley morreu no dia 11 de maio de 1981, em Miami, nos Estados Unidos da América (EUA). A causa da morte foi um tipo de câncer, conhecido como melanoma.

O melanoma é mais conhecido popularmente como câncer de pele, mas, ele pode se manifestar de varias formas, inclusive nas unhas, como foi o caso do cantor.

Bob Marley tinha 36 anos de idade, e estava no auge de sua carreira quando foi diagnosticado, com Melanoma Acral Lentiginoso (ALM).

O melanoma se manifestou na sua forma mais perigosa (maligna), na unha do dedo do pé direito do cantor.

O primeiro sinal do câncer apareceu em 1977, quando Bob Marley machucou o dedo do pé, jogando uma partida de futebol com amigos em Londres.

De certa forma o ferimento foi negligenciado pelo cantor, que não procurou por ajuda médica de imediato, para analisar o caso.

O ferimento foi piorando aos poucos, a unha caiu, e em 1980 Bob passou mal no palco durante uma turnê nos EUA. Somente após esse episódio, e com o agravamento do ferimento, é que o cantor resolveu procurar ajuda.

O diagnóstico não foi dos melhores, o médico diagnosticou câncer, e disse que o cantor deveria amputar o dedo, o mais breve possível.

Bob Marley machucou o dedo do pé, jogando uma partida de futebol com amigos em Londres. Foto: Reprodução / Internet

Bob Marley se recusou a amputar o dedo, alguns dizem que foi por não acreditar no diagnostico, outros dizem que foi por conta de sua religião.

Marley mudou-se para Alemanha, e passou a tratar-se com Joseph Issels, um médico naturalista.

O câncer avançou e alastrou-se por todo o corpo do cantor, chegando ao cérebro, estômago e pulmão, causando à metástase em 1980.

Bob Marley foi desenganado após oito meses de tratamento, e decidiu voltar à Jamaica. A ideia era retornar para a terra natal, e morrer próximo aos amigos e familiares.

O astro não conseguiu chegar à terra natal, pois passou mal durante a viagem, e foi internado às pressas em Miami nos Estados Unidos, onde veio a óbito no dia 11 de maio de 1981.

Os médicos alertam que qualquer pessoa, de qualquer idade, pode desenvolver melanoma. Daí a importância do cuidado com a pele, e de se procurar a ajuda médica ao primeiro sinal de algo diferente no corpo.

Para mais informações sobre o câncer de unha leia a matéria, Câncer de pele pode apresentar sinais nas unhas; Conheça alguns sintomas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *