Expedição tenta provar que Rio Amazonas é o Maior do mundo
Pesquisadores e documentaristas, organizam expedição para provar que o Rio Amazonas é o maior do mundo. O inicio da expedição está marcado para abril de 2024, o projeto tem previsão de duração de seis meses, e tudo será registrado em um documentário, para efetiva comprovação.
A expedição recebeu o nome de “Rio Amazonas: do gelo ao mar”, que faz referência à foz do rio Amazonas. O rio que nasce nas geleiras da Cordilheira dos Andes, no Peru e continua até encontrar o mar, do lado do Oceano Atlântico.
O projeto busca documentar a extensão do rio Amazonas, e mostrar a biodiversidade encontrada. Além da pesquisa, os registros também servirão para realização de um documentário, e um filme educacional no formato IMAX, que será exibido nos museus espalhados em mais de 40 países pelo mundo.
O projeto foi idealizado, após a descoberta de uma recém-nascente no Rio Mantaro, no Peru. Os organizadores acreditam que essa descoberta é uma oportunidade para provar que o Rio Amazonas tem uma extensão maior que o Rio Nilo-Egito.
O documentarista, Yuri Sanada, será o responsável pela produção durante a expedição, onde deseja comprovar que o rio Amazonas possui uma maior extensão, “Existe um debate mundial sobre qual é o maior rio do mundo em extensão. Será se é o Nilo ou o Amazonas? Até hoje é um mistério geográfico. Apesar de ser difícil medir um rio, nós iremos tentar” conta Yuri.
A expedição vai utilizar três barcos hídricos na jornada, as embarcações contam com pedais e painéis de energia solar, instalados na sua parte superior.
Um estudo feito em 2008, pelo instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), através de imagens de satélites e levantamento de campo, apontou que o Amazonas possui 140 quilômetros a mais que o Nilo, assim sendo o maior rio do mundo, com 6.992 km em extensão. Já o Nilo com 6.852 km de extensão.
Colaboração: Lauane Cristine