DestaquesMundo

Submarino “Frankenstein” Norte-Coreano

Como sempre, o líder norte-coreano, Kim Jong-um, que gosta de fazer alvoroço para apresentar seus novos “brinquedos”, apresentou durante cerimônia o novo submarino do seu país, que pode transportar armas nucleares, segundo a mídia do país, isso traz um avanço armamentista gigante para o país.

O curioso apelido dado, é levado em conta por ser um antigo submarino, da antiga União Soviética, feito durante a guerra fria, e foi modificado para carregar um exato tipo de armamento.

O questionamento de boa parte dos analistas, asiáticos e do ocidente, é, se realmente ele pode suportar o transporte desse tipo de armamento, por mais que tenha os avanços tecnológicos, fica a dúvida, se as mudanças realmente obtiveram o feito desejado.

Apesar da grande propaganda, as fotos divulgadas pela imprensa norte coreana causaram dúvidas aos especialistas, sendo assim, levantando o questionamento sobre as hélices que aparentemente não passa de um blefe, para omitir que o submarino é na verdade uma máquina antiga e sem alterações.

Blefe ou não, o Japão demonstrou preocupação com o perigo iminente, próximo de seu país. O secretário-chefe do Gabinete, Hirokazu Matsuno, disse que a atividade militar da Coreia do Norte pode apresentar perigo “representa uma ameaça mais séria e iminente à segurança do nosso país do que existiu no passado” relatou o Matsuno. Já a Coreia do Sul, questiona a veracidade dessa nova arma, e questiona se o país vizinho está apenas exagerando.

O fato dos Estados Unidos, ter atracado um submarino com capacidade nuclear na Coreia do Sul, em julho, faz aumentar ainda mais a especulação atual, sobre a possibilidade ser apenas uma forma de confrontar os inimigos.

Colaboração: Enzo Emmanuel Nascimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *