Cidades

Manaus, Palmas e Teresina podem bater recorde de calor dos últimos 63 anos

As capitais Manaus, Teresina e Palmas estão enfrentando altas temperaturas e podem superar o recorde de calor dos últimos anos. No Norte e no Nordeste, o calor é intenso, com altas temperaturas, o que é comum para o mês de setembro. Em Manaus, a previsão é de que a temperatura máxima alcance os 38°C.

Em agosto deste ano, a capital do Amazonas já registrou a maior temperatura desde o início das medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), há 63 anos, com 38,0°C em um único dia. Portanto, se as previsões se confirmarem, Manaus poderá estabelecer um novo recorde para o mês de setembro.

Segundo as previsões, em Palmas, capital de Tocantins, a temperatura máxima pode chegar a 40°C, caso seja confirmado, irá superar o recorde atual de 39,6°C registrado em 13 de setembro.

Em Teresina, capital do Piauí, a temperatura prevista para esta sexta-feira é de 39°C, o que pode superar o recorde atual de 38,8°C registrado em 21 de agosto deste ano.

As altas temperaturas devem-se ao clima típico desta época do ano nessas regiões, bem como, ao fenômeno do aquecimento global, que contribui para o aumento das temperaturas em diversos locais.

Colaboração: Lauane Cristine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *