Insetos desempenham papel de extrema importância para a vida na terra
Os insetos representam cerca de 70% de todas as espécies conhecidas na terra, sua biomassa combinada é 16 vezes maior que a dos humanos.
A bióloga Márcia Maués, pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental, explica que esses animais prestam serviços ecossistêmicos (polinização), que aumenta a produtividade dos cultivos e contribui para a formação de frutos e sementes de melhor aparência e qualidade, agregando valor de mercado a estes produtos.
De acordo com as pesquisas realizadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), os insetos são favoráveis ao manejo do ambiente agrícola, e cerca de 80% das espécies de plantas selvagens do mundo também dependem de insetos para polinizá-las, assim como três quartos dos vegetais que cultivamos para alimentação do dia a dia.
Com a evolução e modificação do meio ambiente os insetos se tornaram diversificados, com uma enorme variedade de cores, formas e tamanhos.
Eles também desempenham um papel crucial da vida na terra, servem de alimento para muitos animais de água doce e a maioria dos pássaros, morcegos, lagartos, anfíbios e peixes.
Colaboração: Lauane Cristine
Foto: GETTY IMAGES