Fim da greve dos roteiristas em Hollywood é marcado para esta quarta-feira
Após acordo com representantes de estúdios, o WGA (da sigla em inglês para o Sindicato dos Roteiristas), anunciou o encerramento da greve dos roteiristas nesta terça-feira (26). Com início em maio, os trabalhadores alegavam que a categoria passou a receber salários cada vez mais reduzidos das produtoras cinematográficas, o que deu início à greve.
Segundo a Variety, um acordo foi firmado de forma unânime entre a WGA e a AMPTP (da sigla em inglês para Aliança dos Produtores de Filmes e Televisão), na noite de domingo (24), para encerrar a greve até a 00h01 desta quarta-feira (27), isto é, até às 04h01 (horário de Brasília).
“Podemos dizer, com grande orgulho, que este acordo é excepcional – com ganhos significativos e proteções para roteiristas em todos os setores de nossa filiação”, declarou o WGA por meio de e-mail enviados aos seus membros, de acordo com a revista Variety.
Desde o início da greve em 2 de maio, a categoria recebia apoio do Sindicato dos Atores (da sigla em inglês, SAG), que também entrou em greve em julho deste ano. Em nota o SAG, parabenizou o WGA pela conquista, mas disse que permanecerá em greve até firmar as suas próprias negociações com a Aliança dos Produtores de Filmes e Televisão.
Como resultado das negociações, o WGA distribuiu um resumo do acordo para os mais de 11 mil membros do sindicato, apontando para o aumento de salários, pagamentos baseados no sucesso dos programas nas plataformas de streaming, além de proteção contra uso de IA.
Foto: Mario Anzuoni / Reuters
Colaboração: Pedro Lucas