Pediatras alertam sobre uso excessivo de telas por crianças
O uso excessivo de telas vem causando grande preocupação para A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), pois muitas crianças estão apresentado problemas no seu desenvolvimento infantil , problemas de visão, e tendo a saúde mental comprometida.
A tecnologia tem tido um papel importante na vida do ser humano, estando presente quase em tempo integral no dia a dia. E infelizmente, as crianças também não estão imunes a essa realidade, tendo acesso a dispositivos eletrônicos cada vez mais cedo.
Crianças na faixa etária 6 a 10 anos já possuem aparelhos celulares, tablets, ou já crescem no âmbito de sua casa assistindo a Tv. Esses excessos de telas pode ter consequências negativas para a saúde das crianças.
Um dos principais impactos que afetam negativamente a vida das crianças, é na hora de dormir, pois uma vez que a qualidade do sono é afetada há aumento de insônia, irritabilidade e cansaço, o que acaba por atrapalhar em outras atividades durante o dia.
Outros problemas estão relacionados a visão, a luz excessiva diretamente aos olhos, acaba que por causar miopia, fadiga ocular, problemas de saúde mental vem aumentando a ansiedade e depressão, assim prejudicando o desenvolvimento e interferindo na capacidade de aprendizado.
Segundo a SBP o uso de telas não precisa ser eliminado da vida das crianças, porém é necessário impor limites, para garantir que elas não passem tempo demais nos dispositivos eletrônicos. É dever dos pais estabelecer esses limites e sempre está supervisionando.
A pediatra Lília Cecília explica que para cada faixa etária existe um limite a ser estabelecido, “É importante que os pais tomem o primeiro passo para que se evite, esse contato excessivo dessas crianças com aparelhos eletrônicos, crianças de 0 a 2 anos não devem ter qualquer exposição, crianças de 2 a 6 anos 1 hora por dia, crianças de 6 a 10 anos 2 horas por dia, crianças acima dos 11 anos até 3 horas por dia” relata.
A especialista afirma também que é importante evitar o uso das telas à noite, para não afetar o sono como mencionado anteriormente.
“ Ficar horas na frente da tela força o músculo do olho, e pode causar dores de cabeça” disse.
Por esse motivo, é importante dar um intervalo a cada 20 ou 30 minutos, para ter contato com luz ambiente. O ideal seria criar regras saudáveis, essas regras ajudam a manter a obediência e a ordem.
Vejam alguns exemplos de regras que podem serem estabelecidas
O uso de aparelhos eletrônicos só será permitido após a realização de tarefas domésticas ou escolares. Analise a estratégia que mais se adequa à realidade e rotina da criança.
O tempo nas telas não deve ser contínuo. É recomendado que as crianças façam pausas frequentes, a cada 30 minutos, para se movimentar e descansar os olhos.
Tire algumas horas para brincar com seus filhos, com atividades educacionais.
Faça leituras 1 a 2 vezes por semana.
Colaboração: Aline Beatriz