Segunda fase da “Operação Estiagem”
O prefeito Davi Almeida, anunciou nesta segunda-feira, 13, a segunda fase da operação “Estiagem”, para auxiliar famílias ribeirinhas que ainda sentem os efeitos da vazante histórica do Rio Negro. O programa recebeu repasses do governo federal no valor de 3,6 milhões de reais.
Durante a segunda fase o objetivo é oferecer assistência a 16 comunidades às margens do Rio Negro, levando 8.406 unidades de cestas básicas, 576.800 litros de água potável e 75.500 litros de combustíveis, entre diesel e gasolina. As ações devem ser implementadas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg).
Durante coletiva o prefeito foi questionado a respeito dos planos para a cheia do ano de 2024 e afirmou que as secretarias estão trabalhando em um planejamento, mas que é “difícil fazer previsões” já que além da seca histórica, Manaus também enfrentou os problemas das fumaças e recordes de calor na capital.
Caso os níveis do Rio Negro não normalize em até 30 dias, será deflagrada a 3° fase da operação estiagem, para levar ajuda humanitária para à população ribeirinha.
Colaboração: Hellen Guimarães