Dia da Consciência Negra é considerado feriado em apenas seis estados brasileiros
Mesmo sendo o Brasil um pais altamente miscigenado e com mais de 50% da sua população se autodeclarando pretos ou pardos, somente em seis estados brasileiros o dia da Consciência Negra é considerado feriado. Sendo eles: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.
O dia 20 de novembro marca a luta contra a descriminação e a desigualdade social e racial. Na data também é lembrado o dia da morte do grande ícone Zumbi dos Palmares.
Zumbi é lembrado como o maior líder na luta contra a escravidão no Brasil e foi morto no dia 20 de novembro de 1695. Atualmente Zumbi é um dos grandes símbolos da luta em defesa da igualdade de direitos entre negros e brancos.
Projeto de Lei
Um projeto de lei que tramita no congresso nacional, levanta o debate da importância em tornar o dia 20 de novembro feriado nacional. O Projeto já foi aprovada pelo Senado e aguarda a votação na câmara dos deputados.
Lei
A lei 7.716/89, ampara as pessoas que sofrem racismo e pune todo tipo de discriminação ou preconceito, seja de origem, raça, sexo, cor e idade. As penas previstas na lei podem chegar até 5 anos de reclusão e variam de acordo com o tipo de conduta.
Colaboração: Cristiane Araújo