DestaquesEconomia

”Novo programa de microcrédito federal pode beneficiar autônomos e população vulnerável do AM”, afirma Saullo Vianna

Lançado nesta semana pelo presidente Lula, o Acredita, segundo o parlamentar, pode alcançar os 249.109 microempreendedores individuais (MEI), microempresas e pequenos negócios no estado

O deputado federal Saullo Vianna (União-AM) subiu à tribuna, nesta quarta-feira, 24/4, para analisar o Programa Acredita, que pretende incentivar investimentos, criar empregos e impulsionar o desenvolvimento econômico.

Umas das diretrizes prevê ajuda a microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas.

“O Programa Acredita busca gerar emprego, renda e democratizar o acesso ao crédito à população mais vulnerável, inscrita no CadÚnico. E o Amazonas pode se beneficiar muito deste programa já que 40% da população se declara autônoma”, diz Vianna.

Segundo o deputado federal pelo Amazonas, boa parte da população não tem renda certa – e o programa dá oportunidade para as pessoas terem um trabalho e uma renda fixa para melhorar sua condição de vida.

Ao todo, são mais de 15,6 milhões de MEI no país, dos quais 160.370 estão registrados no Amazonas.

Por meio do programa, elas poderão negociar suas dívidas e ampliar o acesso ao empréstimo. Ainda no estado são 68.857 microempresas e 19.882 pequenas empresas.

“O programa Acredita cria as condições para que, independentemente da quantidade, da origem social, do tamanho dos negócios, as pessoas tenham o direito de ter acesso ao sistema financeiro e pegar um crédito”, afirmou Saullo Vianna.

Público-alvo – Com potencial para ofertar R$ 30 bilhões em crédito, o Acredita tem como foco as famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único; os informais; as mulheres (uma vez que, atualmente, 84% das famílias do Bolsa-Família são chefiadas por mulheres); os pequenos produtores rurais que acessam o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); e o apoio ao programa Fomento Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *