Vacina contra a gripe pode ser tomada junto com outros imunizantes do Calendário Nacional
Durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe, encabeçada pelo Ministério da Saúde, as secretarias de Saúde de estados e municípios realizaram dias “D” de mobilização, para aumentar a cobertura vacinal nos grupos prioritários. É o caso do Ceará, que uma vez por mês aos sábados, organiza ações em todo o território do estado para atualizar o calendário de vacinas da população.
A coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde do Estado, Ana Karine Borges Carneiro, explica a estratégia.
“É uma oportunidade de otimizar as estratégias de vacinação, uma vez que esses grupos prioritários poderão buscar a vacinação da influenza e, na oportunidade, estarão atualizando a vacinação da Covid-19.”
O doutor André Prudente, diretor-geral do Hospital Giselda Trigueiro — unidade pública referência no tratamento de doenças infectocontagiosas de Natal no Rio Grande do Norte —, é seguro tomar a vacina da gripe junto com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, como o da covid-19, por exemplo.
“Inclusive, a recomendação é fazer junto [a imunização], justamente para não perder a oportunidade, porque é tão difícil a pessoa ir ao serviço de saúde e tomar a vacina. Então, podem ser feitas as duas vacinas concomitantemente, ao mesmo tempo, sem grandes problemas.”
No entanto, a superintendente de Vigilância em Saúde do Rio de Janeiro, Gislani Mateus, faz uma ressalva.
“A única vacina que não está sendo administrada junto é a da dengue, para os adolescentes de 10 a 14 anos. Mas a vacina da gripe pode ser administrada sem nenhum problema com as outras vacinas. Elas protegem e estimulam a proteção da mesma forma, sem nenhum problema por estar sendo administrado junto.”
O Ministério da Saúde ressalta que a vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para evitar surtos e garantir a saúde da população durante as estações do outono e inverno.
Faça parte do Movimento Nacional Pela Vacinação e diga sim para a vacina contra a gripe. Procure uma Unidade Básica de Saúde com a Caderneta de Vacinação ou documento com foto.
Para mais informações, acesse: www.gov.br/vacinacao.
VSR: Fiocruz alerta para o aumento nas internações por infecções respiratórias
Casos de SRAG registram aumento contínuo no Brasil; alerta Fiocruz
Brasil registra sinalização de queda no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave
Fonte: Brasil 61