SES-AM realiza aula inaugural de curso de capacitação para enfermeiros no Icam
O curso realizado em parceria com o Cetam, busca melhoria da assistência aos pacientes da unidade de saúde da criança
O Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), ministrou aula inaugural do curso de capacitação em Rotinas Básicas de Enfermagem, nesta quarta-feira (26/04). A ação, oferecida em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), tem como objetivo capacitar profissionais da enfermagem para lidar com as diversas rotinas de atendimento aos pacientes.
Durante o curso, serão abordados temas como os registros dos atendimentos de enfermagem, o controle do carro de emergência, o preparo da sala de vacina e o controle de imunobiológicos, além da notificação de doenças transmissíveis. O projeto foi idealizado pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (Nepshu) do ICAM.
A enfermeira coordenadora do Nepshu do ICAM, Eliza Tavares, destacou que a ação foi criada para atender as demandas do cotidiano da assistência e oportunidade de adquirir novos conhecimentos e habilidades para a assistência aos pacientes do instituto.
“Esse curso surgiu a partir dos pontos de enfrentamentos do cotidiano da assistência, afinal, a proposta principal do Nepshu é agregar conhecimento e a resolução das demandas presentes na unidade. Dessa forma, nós podemos apoiar a atual gestão. E o mais incrível desse projeto é que os trabalhadores podem passar por esse processo de capacitação dentro do horário de trabalho, isso se torna mais viável” disse a enfermeira.
Próximas capacitações
A parceria entre Icam e Cetam oferecerá ao longo do ano diversos outros cursos com carga voltada para a assistência à saúde infantil. Os próximos serão direcionados não só à equipe de enfermagem, mas também a profissionais de outras áreas da saúde e da administração do instituto.
Entre os próximos cursos oferecidos estão qualificações em urgência e emergência, interpretação de exames laboratoriais e imagem, assistência de enfermagem em pacientes críticos pediátricos, posicionamento de pacientes em radiologia e atualização em central de material esterilizado.
Além disso, estão previstos cursos administrativos e de relação interpessoal para a equipe da administração da unidade de saúde. O objetivo desses cursos é oferecer conhecimentos atualizados e relevantes para aprimorar a assistência prestada às crianças atendidas no instituto.