DestaquesMundoSaúde

Câncer de Próstata – Sequenciamento do cromossomo Y traz esperança de melhores resultados no tratamento

O sequenciamento do cromossomo Y humano foi divulgado pelo Telomere-Telomere Consortium (T2T). Este marco na ciência tem o potencial de ajudar pesquisas voltadas a diversas doenças, inclusive o Câncer de Próstata

Com esse mapeamento do cromossomo Y, o câncer de próstata, pode se tornar mais vulnerável ao tratamento. Essa técnica apresenta uma variedade de possibilidades, como melhorar a precisão do diagnóstico, remédios customizados e até medidas preventivas contra a doença.

Testes de diagnóstico e terapias para o Câncer de próstata pode melhorar com a identificação das variedades de mutações genéticas, isso através da sequenciação do cromossomo Y. Assim abrindo várias portas para descobertas tanto sobre a genética humana quanto para inúmeras pesquisas de variadas doenças.

Caso haja um entendimento da ligação entre o cromossomo Y e o câncer de próstata, pode acabar por fornecer uma visão sobre os mecanismos escondidos no desenvolvimento da doença, e futuramente, ajudar na criação de abordagens preventivas e intervenções mais direcionadas, para respectivos casos.

Mapeamento do cromossomo Y

Alguns exemplos nos mostram como o mapeamento do cromossomo Y pode influenciar os estudos sobre o câncer de próstata:

Uma mutação no gene AR foi identificada como um fator de grande risco para o câncer de próstata. Essa descoberta ajudou na criação de um teste de diagnóstico totalmente novo, que é capaz de detectar homens que são mais prováveis ao desenvolvimento dessa condição.

Uma variação genética no gene RBP4 foi “linkada” a um prognóstico desfavorável para pacientes com câncer de próstata. Essa constatação poderá direcionar na criação/elaboração de tratamentos específicos para indivíduos que sofrem da doença.

As variações no cromossomo Y mostrou ter a capacidade de prever a resposta à terapia hormonal em pacientes com câncer de próstata. Uma conquista que pode otimizar a escolha dos tratamentos hormonais mais eficazes para cada caso.

Sequenciação do cromossomo Y

Embora a sequenciação completa do cromossomo Y esteja em seu início, seu potencial para revolucionar os cuidados e abordagens em relação ao câncer de próstata. O horizonte da medicina está evoluindo, e com isso, doenças que afetam a população masculina, pode ser cada vez vulnerável.

Com o estudo dos cromossomos, surge outro desenvolvimento significativo que pode ajudar aqueles que lutam contra o câncer de próstata. Os pesquisadores da Duke University conduziram um exame dos dados de um ensaio clínico STREAM de fase 2 nos Estados Unidos, que envolveu pacientes previamente tratados para câncer de próstata de alto risco.

Associadas a uma melhor resposta, à radioterapia de resgate sistêmica agressiva foram duas assinaturas transcriptômicas, baseadas em tecidos descobertas pelos pesquisadores. Uma sobrevida livre de progressão mais longa, também estava ligada a essas assinaturas.

A radioterapia de resgate sistêmica agressiva, pode ser melhorada para pacientes com câncer de próstata recorrente usando assinaturas transcriptômicas encontradas em seus tecidos. Notavelmente, estas assinaturas podem identificar quais pacientes se beneficiarão mais com a terapia. Os resultados do tratamento podem melhorar muito devido a esta descoberta.

Colaboração: Hauwang Soares

Fontes:

“A sequenciação do cromossomo Y identifica novas mutações associadas ao câncer de próstata”, Nature

“A sequenciação do cromossomo Y pode ajudar a personalizar o tratamento para pacientes com câncer de próstata”, Cancer Discovery

“A sequenciação do cromossomo Y pode levar ao desenvolvimento de novos testes de diagnóstico e tratamentos para o câncer de próstata”, Urology Times

“Assinaturas genéticas podem ajudar a prever a resposta ao tratamento em pacientes com câncer de próstata”, Urology Times

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *