Conheça as Cinco Amazônias e as especificidades de cada uma delas
A floresta Amazônica é um bem e patrimônio que deve ser cuidado por todos. Muitos brasileiros não tem o conhecimento de sua importância, para alguns pode parecer um lugar inacessível diante de sua tamanha e múltiplas dimensões.
O pesquisador e cofundador do Imazon Beto Verissimo, explica como são cada uma dessas cincos Amazônias e lembra que “cada uma dessas amazônias apresenta desafios únicos e tem suas especificidades, suas questões e as soluções são diferentes” disse ele.
A floresta amazônica abrange 59% do território brasileiro, sendo imensa, possui 772 municípios e 9 estados, se fosse uma país, seria o 6º maior do mundo em extensão territorial. Com base nessas informações e metodologia elaborada pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente (Imazon), os pesquisadores do projeto Amazônia 2030 desenvolveram o estudo e dividiu a região em cincos Amazônias, base para um desenvolvimento sustentável da Amazonia Legal.
confira abaixo quais são as cincos diferentes amazônias;
AMAZÔNIA URBANA: Nas áreas urbanas 76% da população da Amazônia reside nas cidades.
AMAZÔNIA CERRADO: Fica localizado principalmente no estado de Mato grosso. É composta pelos municípios cuja sua cobertura vegetal original são os cerrados.
AMAZÔNIA SOB PRESSÃO: São conhecidas como florestas públicas que ainda não foram destinadas como uma unidade de conservação ou terras indígenas. Nesta região os problemas como , extração de madeira ilegal, grilagem de terras e conflitos são bastante intensos.
AMAZÔNIA DESMATADA: Localizada principalmente no lado oeste do Pará, oeste do Maranhão, passando por Mato Grosso e por Rondônia, chegando até o Acre. São os municípios onde 80% dos territórios já superou o desmatamento.
AMAZÔNIA FLORESTAL: Sua concentração fica no estado do Amazonas, parte do estado do norte do Pará. Nessas áreas o desmatamento ainda não chegou. Onde 80% a 90% dos municípios tem floresta. A Amazônia apresenta muitas dificuldades para o desenvolvimento pelo seu tamanho continental, sua demografia e desafios socioambientais. para compensar essas dificuldades, são necessários investimentos e mais recursos para a região.
Colaboração: Lauane Cristine