CidadesDestaquesEconomia

Cresce para mais de 10 milhões, o número de mulheres no mercado empreendedor em 2023

No mercado de trabalho sempre houve a presença masculina de forma mais enfática, desde cargos mais altos de empresas ou em micro negócios autônomos. Nos últimos anos todo esse cenário tem mudado com a chegada das mulheres no empreendedorismo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, o grupo feminino passou para 10,1 milhões no ano de 2023, sendo que 85,6% delas administram sozinhas o seu negócio.

As mulheres buscam empreender focando em necessidades femininas, por serem mulheres buscam reinventar produtos para outras mulheres, da forma em que as mesmas queriam que fossem. Dessa forma, investindo em locais extremamente delicados e florais, o que torna ambiente mais feminino, assim, atraindo a atenção desse público. Além do capricho dos produtos e serviços oferecidos.

Neste ano de 2023, o que vem sendo mais procurado não só pelo gênero feminino mas também masculino são locais que proporcionem uma ótima alimentação, como restaurantes e afins. Mas também ambientes estéticos, moda, franquias, mercado pet e produtos digitais o que leva a criação de plataformas de vendas, que também tem sido uma grande saída, principalmente para as chefes de família que possuem pouco tempo para se deslocar para o trabalho por conta dos filhos e afazeres domésticos.

Vale ressaltar a dificuldade em que as mulheres possuíram e possuem para desenvolver projetos pela falta de apoio, entretanto, superar os desafios é crucial para a evolução.

Dicas de novos negócios

Apostar em nomes e negócios fora do convencional é de grande importância para a evolução do seu negócio.

  • fashion delivery: com o objetivo de facilitar a vida do cliente, aqui a empresa leva as roupas, joias, sapatos até a moradia da(o) cliente, assim, proporcionando para o tal a facilidade de não sair de sua casa. O pedido é feito de forma digital por links, sites ou apps.
  • Moda Plus size
    Este seguimento tem a tendência de crescimento em 10% até o final de 2023, sendo que em 10 anos esse mercado de roupas para mulheres ou homens com tamanho Plus tem crescido 75,4%, segundo fontes Sebrae.

Dentre os citados o mercado pet tem tido grandes destaques, mas também o mercado de beleza, estética e bem-estar, Mercado de inovação e tecnologia e sustentabilidade e agronegócios.

Colaboração: Julianna Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *