DestaquesGeral

Terras Indígenas são consideradas as áreas mais conservadas do Brasil

Segundo uma pesquisa realizada pelo MapBiomas, que apresenta dados da perda de vegetação nativa, as terras indígenas (TIs), estão entre as áreas mais conservadas do Brasil.

Menos de 1% da sua área de vegetação foi desmatada, enquanto nas áreas privadas, a taxa foi em 17%.

Imagens de satélites que foram submetidas à uma análise, revela um panorama preocupante. Em 38 anos, a extensão do território brasileiro tinha 75% de sua cobertura vegetal original. Sendo que no ano de 2022, esse percentual reduziu para 64%, que representa cerca de 2,5 vezes o tamanho da Alemanha.

O coordenador do Mapbiomas, Tasso Azevedo, relata a importância da conservação das terras indígenas “mostra claramente que as terras indígenas são um bastião da proteção dos recursos naturais para todos nós e com todas as consequências que a gente tem, com serviços que são prestados por essas florestas” concluiu.

Para o coordenador Tasso, esses números demonstram o papel fundamental das TIs, na proteção dos recursos naturais e na prestação de serviços ecossistêmicos.

Entre o aumento do desmatamento nas TIs, seis foram de povos isolados, como os Ituna/Itatá, Kayapó e Muduruku, localizados no Pará.

Em Roraima e Amazonas foi a terra Yanomami, e Piripkura, já no Mato Grosso foi o Parque do Xingu. Sendo que estas áreas sofreram ação de madeireiros e garimpeiros ilegais.

De acordo com Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), 332 terras indígenas foram analisadas, sendo 44 delas de povos isolados.

Colaboração: Lauane Cristine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *