Cresce o consumo de álcool por jovens com idade entre 13 e 17 anos
O Consumo de álcool entre os adolescentes vem se tornando cada vez mais frequente, aumentando o risco de uma dependência futura. O uso de bebida alcoólica, pode se associar a uma série de comportamentos que causam riscos à saúde.
As experiências iniciais com o álcool podem trazer problemas para o desenvolvimento do adolescente, influenciando diretamente no famoso ´´Amadurecimento Cerebral“, dentre outros riscos.
Segundo os dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (Pense), a experimentação de bebidas alcoólicas por jovens, com idades entre 13 e 17 anos vem crescendo ano a ano, sendo que 63,3% desses, declararam já ter consumido álcool alguma vez na vida, e 9,7 % dos adolescentes ouvidos, relataram já ter sofrido embriaguez.
Ainda de acordo com a pesquisa, as mulheres lideram o ranking do uso abusivo de bebidas alcoólicas, com um percentual de 66,9%.
A falta de fiscalização nas festas, baladas e eventos em geral, principalmente no que diz respeito a venda de bebida alcoólica, contribui consideravelmente para o aumentando no índice do consumo entre menores de idade. A utilização de documentação falsa, também é um artifício muito utilizado entre os jovens, para que consigam livre acesso ao consumo de álcool.
Deve ser levado em consideração ainda, o fato de que o álcool é uma das substâncias psicoativas mais baratas e acessíveis, fazendo com que o seu consumo seja cada dia mais comum entre os jovens.
Colaboração: Karolyne dias