Faltam doadores de sangue no Brasil
A falta de doadores de sangue no Brasil é um dos principais problemas enfrentados pelos pacientes que precisam desse liquido precioso, seja para realizar procedimentos cirúrgicos ou tratamentos de saúde.
Os brasileiros são pouco solidários no que se refere a doação de sangue. De acordo com o ministério da saúde, menos de 2% da população brasileira tem o hábito de doar, o índice está dentro do intervalo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mesmo assim, não é o suficiente para atender a demanda do país.
A doação de sangue é um ato de humanidade, amor e valorização pela vida do próximo. Mas a falta de conscientização da população é um dos principais limitadores para que haja aumento na doação de sangue no Brasil.
Rita Lima, mãe de um jovem de 21 anos, declarou sua tristeza ao depender de doadores de sangue para realizar o tratamento de seu filho.
“Fico muito triste em saber que em Manaus precisamos apelar, para que as pessoas realizem doações de sangue, meu filho está precisando urgentemente, e infelizmente precisamos aguardar por conta do seu tipo sanguíneo não ser compatível com todos´´.
Ela enfatiza ainda que, essa demora pode custar a vida de seu filho e de outros que precisam.
A maioria dos hemocentros apresentam um índice insatisfatório de doação, o que demonstra que a população brasileira não possui o hábito de exercer esse ato de solidariedade.
Diante desse cenário crítico de baixo índice de doadores, se faz necessário a ação da mídia, com campanhas que enfatizem a importância desse ato de solidariedade, e que mostre a triste realidade daqueles que dependem da doação, podendo ter seus tratamentos interrompidos ou até mesmo vir a morrer.
Como e onde doar?
A doação de sangue pode ser realizada nos hemocentros ou em hospitais públicos e privados, para mais informações acesse o site do programa www.umsósangue.com.br e verifique os requisitos necessários para a doação.
Foto capa: Mayck Sena
Colaboração: Karolyne Dias