Estudos apontam manifestação do câncer de mama em mulheres abaixo dos 40 anos
Pesquisa realizada no instituto do câncer de São Paulo, aponta que o Brasil possui o maior número de mulheres jovens com câncer, com um número em torno de 66.280 novos casos no país.
Os estudos apontam que o número de casos de câncer no Brasil, cresceu cerca de 79% nas últimas décadas. Os autores do estudo destacam a necessidade de abordar temas relacionados a este assunto, para que mulheres acima dos 25 anos possam ser alertadas e passem a procurar tratamentos de forma adequada e preventiva.
As mortes também aumentaram, em 2019 houve um aumento de quase 30% de mulheres que vieram a óbito. Ao todo foram mais 12.569 casos de câncer de mama e 1.441 tinham menos de 40 anos, de acordo com a pesquisa realizada pelo ICESP (Instituto de CÂNCER DE SÃO PAULO).
Os resultados são bastante preocupantes, pelo aumento de casos e a preocupação com a necessidade de nivelar estratégias para a prevenção para mulheres jovens. No Brasil, a realização da mamografia bianual é recomendada apenas para mulheres a partir de 50 anos, segundo o Ministério da Saúde.
O Sistema Único de Saúde (SUS), atende gratuitamente mais de 190 milhões de pessoas no Brasil, para que mulheres possam realizar exames e consultas de forma gratuita, auxiliando no diagnóstico e combate a doenças como o câncer de mama.
Colaboração: Karolyne Dias