Zico e a Revolução no Futebol Japonês
Considerado o maior ídolo da história do Flamengo, Zico teve um papel fundamental na história do futebol do Japão. Em 1991, foi convidado pela Associação de Futebol Japonês (JFA), convite esse que revolucionou, popularizou e profissionalizou o futebol no país.
Na Ásia, os esportes mais populares sempre foram as artes marciais, como judô, sumô e karatê. Fora do contexto oriental, o tênis e o beisebol também são bastante populares no âmbito asiático. Hoje, o futebol entrou nessa disputa e está entre os esportes mais populares do Japão, graças a Zico.
O início do futebol profissional
O futebol no Japão passou a se profissionalizar nos anos 90. Para dar início a essa revolução, a Associação de Futebol Japonês (JFA), em 1991, convidou Zico para “ensinar” os atletas japoneses a jogarem futebol, além do estilo de jogo e tudo o que envolvia o esporte, pois, até aquele momento, ele era praticado por jogadores semiprofissionais.
Zico teve uma passagem única pelo Kashima Antlers entre 1991 e 1994. Após um ano de sua chegada, em 1992, foi criada a J-League, a principal liga do futebol japonês.

De acordo com o site *O Gol*, no começo, Zico ainda chegou a jogar com atletas amadores, mas, aos poucos, ensinou o caminho da profissionalização ao Kashima.
Sucesso da J-League
Após a criação da J-League, os clubes começaram a se organizar e se estruturar, mudando de vez o cenário do futebol japonês.
O sucesso da primeira temporada da competição permitiu uma expansão rápida. De acordo com o site *SportX*, até 1996, quase dois novos times entravam na liga a cada temporada, demonstrando a evolução da competição ao longo dos anos.

Zico também influenciou a chegada de jogadores e treinadores brasileiros ao Japão, o que aumentou cada vez mais a competitividade do futebol no país.
Em 1994, Zico encerrou sua carreira no Japão e mudou culturalmente a história do país, tornando o futebol parte da cultura japonesa.
A influência dos brasileiros no Japão
A influência de Zico e de outros brasileiros que jogaram e treinaram no Japão é tão grande que, após o crescimento da liga, levou a seleção japonesa masculina de futebol à Copa do Mundo de 1998, sua primeira participação no principal torneio da modalidade. Desde então, o Japão participou de sete edições de Copa do Mundo.

Hoje, a J-League é uma liga competitiva, e a seleção japonesa, que é a maior campeã da Copa da Ásia, com quatro títulos, prova o sucesso atual do futebol japonês.
Foto capa: Foto: The Asahi Simbum
Colaboração: Vinycius Lee