Prêmio Puskás: A premiação do gol mais bonito
Certamente, o gol é o momento mais importante do futebol. Nele, as emoções tomam conta do torcedor, seja na arquibancada ou no sofá de casa. A FIFA, entidade máxima do futebol, decidiu criar então o Prêmio Puskás, celebração que premia o gol mais bonito da temporada.
Afinal, o que é o Prêmio Puskás?
Criado em 2009 pela FIFA e pelo então presidente Joseph Blatter, o Prêmio Puskás (oficialmente chamado de Prêmio Ferenc Puskás) tem como objetivo coroar o jogador ou a jogadora que tenha feito o gol mais bonito do ano.
A premiação ocorre no mesmo dia da cerimônia do melhor jogador do mundo, também organizada pela FIFA.

O porquê do nome
A origem do nome da premiação é uma homenagem ao ex-jogador húngaro Ferenc Puskás. Considerado um dos maiores jogadores do mundo entre as décadas de 1940 e 1960, o húngaro fez história atuando pela seleção da Hungria e pelo Real Madrid. Atuando por clubes, o craque chegou à incrível marca de 512 gols em 528 jogos.
De acordo com a International Federation of Football History and Statistics (IFFHS), esses números fazem de Puskás o terceiro maior artilheiro do século XX. Pela seleção, os números são ainda mais impressionantes: 84 gols em 85 jogos. Muitos desses gols são considerados verdadeiras obras-primas.

Como funciona a premiação
O prêmio se estabelece por meio de uma combinação entre votação popular e seleção especializada.
Até 2018, ex-jogadores de futebol considerados “lendas” pela FIFA determinavam os finalistas, e o vencedor era escolhido por votação online, que ficava aberta até o dia da cerimônia.
A partir de 2019, o processo se inverteu: os finalistas passaram a ser escolhidos por votação na internet, e o grupo de especialistas decide o vencedor.
Para concorrer à premiação, o jogador ou a jogadora precisa fazer parte de um time cujo país seja filiado à FIFA.

Critérios de participação
Para participar da premiação, é preciso seguir critérios específicos para que o gol seja elegível.
O período de seleção ocorre entre julho e outubro do ano seguinte, tempo que permite à FIFA fazer um levantamento dos gols mais bonitos da temporada em todo o mundo. Esses gols precisam ter sido marcados em partidas oficiais, seja em jogos de clubes ou de seleções.
A beleza do gol é o critério principal da premiação, independentemente da competição em que tenha ocorrido.

Brasileiros que venceram o prêmio
Desde a criação da premiação, em 2009, o Brasil é o único país que elegeu três vencedores do prêmio até o momento. O primeiro foi Neymar, em 2011, pelo Santos, após marcar um golaço no histórico 5 a 4 contra o Flamengo. O atleta brasileiro venceu a concorrência de nada menos que Messi e o craque inglês Wayne Rooney.
Em 2015, foi a vez de Wendell Lira, que marcou um golaço de bicicleta no Campeonato Goiano, pelo Goianésia, contra o Atlético Goianiense, desbancando novamente o argentino Messi.
Em 2023, Guilherme Madruga tornou-se o último brasileiro a vencer o prêmio. Jogando pelo Botafogo de São Paulo, o atleta marcou um golaço e venceu a concorrência dos adversários.

Colaboração: Vinycius Lee