Amazonas FC: A ascensão de um clube meteórico
Considerado uma surpresa no futebol brasileiro nos últimos anos, o Amazonas FC surgiu com o objetivo de mudar o cenário do futebol amazonense.
Com poucos anos de existência, a Onça Pintada, como é conhecida, tornou-se o principal clube da região e, desde sua fundação, conquistou acessos inéditos e o primeiro título nacional do estado do Amazonas.
Fundação e primeiros passos do Amazonas FC
Fundado em 23 de maio de 2019 pelo empresário Wesley Couto, o clube contou com a participação de Roberto Paggy, ex-presidente do Nacional, e Willian Abreu, ex-gestor de futebol do Rio Negro.
Esses dirigentes trouxeram experiência de administrações anteriores em clubes tradicionais de Manaus, solidificando uma gestão que mudaria o rumo do clube.
A ascensão do Amazonas começou em seu primeiro ano de fundação.
O clube disputou sua primeira competição regional no mesmo ano e conquistou o título da Segunda Divisão do Campeonato Amazonense de 2019, vencendo o São Raimundo por 3 a 1, garantindo o acesso à elite do Barezão em 2020.

Política de medalhões
Com a política de contratar velhos conhecidos do futebol nacional, o sucesso do clube deve-se também a nomes que jogaram em grandes clubes do Brasil.
O primeiro grande investimento da Onça Pintada foi em 2020, com a contratação do atacante Maikon Leite, que teve passagem por Santos e Palmeiras.
Em 2021, o nome de impacto foi o meia Ibson, que atuou por grandes clubes no Brasil e na Europa.
Essa estratégia de contratação permitiu que o clube se tornasse conhecido no cenário nacional e influenciasse outros nomes de peso a jogarem no futebol amazonense.

Início dos acessos
Devido ao terceiro lugar geral na elite do Campeonato Amazonense em 2021, o Amazonas confirmou sua primeira participação em um torneio nacional, o Campeonato Brasileiro Série D, em 2022.
Na Série D, ao chegar às quartas de final, a Onça Pintada garantiu acesso ao Brasileirão Série C após vencer a Portuguesa-RJ pelo placar agregado de 4 a 2.
O sonho do título da competição parou nas semifinais, com a derrota para o Pouso Alegre-MG pelo placar agregado de 2 a 0.
Mesmo sem chegar à final e sem conquistar o título, o clube terminou em 3º lugar geral da competição, garantindo mais um acesso ao clube do Norte.

Ano especial para o Amazonas FC
O ano de 2023 foi mais do que especial para o Amazonas. Começando com o título do Campeonato Amazonense, vencendo o Manauara pelo placar de 1 a 0 e conquistando seu primeiro título da elite do estadual amazonense.

No Brasileirão Série C, o Amazonas também fez história e, em sua primeira participação, conquistou o que viria a ser o primeiro título nacional de um time da região, quando venceu de virada o Brusque por 2 a 1, com o último gol de Sassá, artilheiro da competição com 18 gols.

Expectativa alta, porém sem títulos
2024 começou cheio de expectativas para a Onça, devido ao grande investimento realizado e pelas estreias na Série B, Copa Verde e Copa do Brasil, porém sem nenhum título no final da temporada.
Os pontos altos foram o embate pela Copa do Brasil contra o Flamengo – a Onça foi eliminada na terceira fase pelo placar de 1 a 0.
Na Série B, pela primeira vez, o clube aurinegro não fez feio, terminando a competição em 11º lugar e mantendo-se na competição para o ano seguinte.
Com pouco tempo de vida, o Amazonas FC consolidou-se como a principal força do futebol amazonense, com acessos e título inédito que mudaram o panorama do futebol na região.

Colaboração: Vinycius Lee